Projeto DAMED e Ligas Acadêmicas
Saiba com foi o
I ESTÁGIO DE VIVÊNCIA EM COMUNIDADE RURAL
- - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Clique aqui e veja as fotos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"O DAMED e algumas Ligas Acadêmicas da FAMEB/UFBa realizaram o I Estágio de Vivência em Comunidade Rural, tendo por objetivo estreitar as relações entre a população brasileira, representada, neste caso, pelos trabalhadores rurais sem-terra, e a Universidade Pública.
O estágio ocorreu no Assentamento Bela Vista nos dias 17 a 20 de Agosto de 2006. Quem participou precisou desembolsar apenas R$5,00 e com isso vivenciar uma das experiências mais marcantes de sua vida.
Durante 4 dias, 24 estudantes de medicina se tornaram camponeses. Lavraram a terra, colheram raízes, destalaram amendoins, clonaram cacau, andaram várias léguas debaixo de sol escaldante, dançaram samba-de-roda e, o principal, foram capazes de identificar e vivenciar os problemas de saúde de uma comunidade rural não assitida pelos órgãos públicos.
Chegamos quinta à noite no local, e os estudantes foram "adotados" pelas familias do assentamento. Dois estudantes por casa. Algumas casas ficaram com quatro estudantes.
Na sexta-feira, cada dupla (ou quarteto) acompanhou sua família nos trabalhos do campo e de casa. Uns foram capinar, outros plantaram na horta, outros colheram raízes e outros percorreram a extensão de alguns lotes de terra. No final da tarde passamos um filme para as crianças e pela noite para os adultos. Após esse momento, comemos juntos um delicioso cachorro-quente feito por alguns estudante. Não nos importando com a "barriga cheia" participamos da roda de samba, liderada pelo Seu Beto (coordenador do Assentamento) e seu pandeiro e pelo acadêmico Lucas Nascimento. Muito divertido!
No sábado, fomos a um outro assentamento próximo, o Assentamento de Pitinga, onde todos tiveram a oportunidade de clonar cacau, que fora destruído pela vassoura-de-bruxa. Alguns participaram, neste mesmo lugar, do encontro de discussão de gêneros, promovido pelo próprio MST. Pela noite nossos anfitriões do Assentamento Bela Vista prepararam um aniversário surpresa para um de nossos acadêmicos: Anthony Lee (mais conhecido como Rotativo). Um gesto nobre de receptividade.
No domingo, no Assentamento Bela Vista, aplicamos um censo para conhecer tanto a situação de saúde como aspectos econômicos, sociais e culturais. Neste dia discutimos, junto com os coordenadores do assentamento, a história de ocupação e o modo de organização do movimento. Pela tarde retornamos a Salvador, carregando boas lembranças, muitas saudades de nossas famílias, que nos receberam tão bem, e com um objetivo consolidado: buscarmos meios, não assistencialistas, de ajudar aquela comunidade, com aquilo que temos recebido em nossa formação.
Porém o projeto DAMED-LIGAS não se resume a esse Estágio. Todas as terças, no DAMED, as 17h, estão sendo realizadas reuniões para construção do projeto de extensão nessa comunidade. Assim, quem não pôde ir ao Estágio ainda tem chance de conhecer o Assentamento e ajudar na resolução de seus problemas de sáude. "
por André Macedo.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Clique aqui e veja as fotos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Contatos para maiores esclarecimentos:
Camila Góes
mil_goes@yahoo.com.br
|