HOME _



SIMPÓSIO SOBRE HEPATITES VIRAIS

[FOTOS DO EVENTO]

A LAIB realizou, no dia 21 de outubro de 2006, seu primeiro evento direcionado à comunidade acadêmica, o “I Simpósio de Hepatites Virais”, com o intuito de apresentar a Liga e, principalmente, alertar para a necessidade de se conhecer mais sobre as hepatites virais, de grande relevância social no nosso país. O simpósio estava marcado para começar às 8 (oito) horas, entretanto, a forte chuva que inundou algumas avenidas da cidade e deixou muita gente com preguiça de levantar da cama, adiou o início para 8h e 45min.

O primeiro palestrante, o professor Dr. André Lyra, abordou a prevalência das hepatites virais no mundo e os aspectos mais relevantes da patogênese e das manifestações clínicas destas enfermidades. Selecionou, para o final de sua apresentação, casos clínicos ilustrativos das diversas hepatites virais que permitiram uma grande participação dos acadêmicos e uma discussão bastante proveitosa.

Às 10h e 15min houve a indispensável parada para conversar um pouco e recarregar as energias num coffee-break cuidadosamente preparado. (Afinal, a LAIB preza pela promoção da saúde!).

A segunda apresentação teve início 10h 35min e foi ministrada pelo professor Dr. Eduardo Braga, o qual abordou o diagnóstico – incluindo diagnóstico diferencial – e tratamento das hepatites virais por meio de casos clínicos que viabilizaram uma discussão engrandecedora. A professora Dra. Lorene Louise, uma das orientadoras da Liga, finalizou o evento chamando a atenção para a importância de se adotar medidas preventivas no intuito de controlar satisfatoriamente a situação das hepatites virais no Brasil.

O simpósio demonstrou, mais uma vez, como são válidas as atividades que buscam integrar a comunidade acadêmica, reunindo numa mesma discussão professores e estudantes de diversos semestres, com visões, dúvidas e experiências diferentes. Agradecemos a todos os participantes, em especial aos 58 acadêmicos que contribuíram significativamente para o resultado positivo do simpósio e não permitiram que a chuva o inviabilizasse. (Por sinal, chuva sempre nos remete a algumas enfermidades... Será como anda nosso conhecimento sobre Leptospirose?). Aguardamos críticas e sugestões, inclusive de temas, de todos aqueles que primam por uma melhor formação acadêmica e queiram colaborar com a Liga.

[FOTOS DO EVENTO]

 




"O Jeca não é assim: está assim." Monteiro Lobato
LAIB - 2006